Fotografia para iniciantes - Aprende o básico da fotografia para aplicares nos teus trabalhos ou blog.

by - março 13, 2020



Uns tempos atrás em conversa com a Life of Cherry descobrimos que seria uma boa ideia fazer um artigo dedicado à fotografia, sobretudo para iniciantes ou para quem gostaria de aprofundar os seus conhecimentos de fotografia.

Vou tentar não aprofundar demasiado, para que seja um artigo de fácil entendimento para todos os níveis de proficiência. Para quem já tem alguma experiência, talvez este artigo seja demasiado básico, mas podem sempre acrescentar algo da vossa experiência na secção dos comentários!

Modos da Câmera



Para um uso melhor da tua máquina fotográfica convém saberes a que corresponde cada modo, no caso de usares manual, prioridade à velocidade ou à abertura, os tópicos seguintes vão ser importantes. Vou falar dos 3 tipos que uso mais:

M - Manual -Neste modo vocês controlam todas as definições da câmera, entre elas as principais: Velocidade, Abertura do Diafragma e ISO.

AV - Prioridade à abertura do diafragma - Aqui vocês controlam a velocidade do obturador e o ISO. A abertura do diafragma é automaticamente ajustada de acordo com o que estão a fotografar.

TV - Prioridade à velocidade do obturador - Neste caso controlam a abertura do diafragma, o ISO mas a velocidade do obturador (tempo de exposição) é automaticamente definido.

ISO




Podemos dizer que o ISO é a sensibilidade à luz, quanto menor o número menos sensibilidade à luz, quanto maior o ISO, maior sensibilidade. No entanto quanto maior é o ISO também maior é o nível de ruído produzido.


Velocidade


Resultado de imagem para velocidade obturador

A velocidade do obutador ou tempo de exposição é basicamente o tempo que o obutador demora a abrir e a fechar.

Pelo exemplo conseguem perceber que se quiserem tirar uma fotografia a algo em movimento devem usar uma velocidade maior. Se quiseres criar um efeito de arrasto ou longas exposições (light paiting por exemplo), deverás usar uma velocidade mais baixa.

Quanto maior velocidade menos entrada de luz vai existir, logo a tua fotografia vai ser mais escura. Quanto mais lento for o tempo de exposição mais luz é recebida, ou seja, o resultado da tua fotografia será mais claro.

Abertura do Diafragma

Resultado de imagem para abertura diafragma

Abertura do diafragma, normalmente denominada pela letra "F", é o que restringe o diâmetro da trajetória da luz. Trocado por miudos, podemos dizer que é a quantidade de luz que entra.

Quanto menor o número, mais luz a tua composição vai ter e menos focado será o plano secundário. Assim podemos criar fotografias mais interessantes e os famosos "bokeh" - Fundos muito desfocados que acabam por criar formas.

Quando o número é maior, menos o diafragma abre e menos luz irá entrar. Consequentemente mais focado será o segundo plano. Podes querer usar uma abertura assim para paisagens, uma vez que o intuito é ter o maior foco possível das várias áreas. 


Simulador da Canon

Podem por em prática esta mini aula de fotografia no simulador da Canon e perceber as diferenças de quando alteram estes três valores: ISO, Abertura de Diafragma e Velocidade do Obturador. - https://college.canon.com.br/simulador

E é isto, se tiverem dúvidas adicionais podem perguntar nos comentários! Partilhem as vossas fotos e questões, bons clicks! 📸

You May Also Like

4 comentários

  1. Fico feliz por saber que a nossa conversa deu frutos :).
    Vai ser um post muito útil para mim, um dia quando eu tiver uma câmara dessas.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Post super útil! Foi um post do género que me ajudou quando quis "ir um pouco mais a sério" pelo mundo da fotografia.
    CHICREACTION.com

    ResponderEliminar